Nossa História

Em meio um turbilhão econômico, nascemos. Moeda fraca, economia mal das pernas e inflação avassaladora. Em 1988 tomamos corpo. A moeda era o cruzado (Cz$), a constituinte nasceu junto conosco. Contabilidade naquela época se fazia com a calculadora ao lado da máquina de escrever e os livros contábeis ainda eram manuscritos. Folhas de pagamento de salários calculadas a mão. Informática só existia em livros e filmes de ficção. Nossa realidade era lápis, borracha, papel carbono, calculadora de quatro operações, régua na base da escrituração, calhamaços e mais calhamaços de notas impressas, recibos que não existem mais, milhares de carimbos que carimbavam a mesma coisa, cartões de CGC… Quem lembra?

E, depois da obra pronta, haja sola de sapato, passagem de ônibus, fichas telefônicas para utilizar os orelhões da CETEL para contatar os clientes e… Enfim! Folha de pagamentos, recibos, documentos comprobatórios e guias de recolhimentos entregues no prazo. Mas o problema ocorria quando o banco pedia as demonstrações contábeis atualizadas. Sem contar com a declaração do imposto de renda da pessoa jurídica. Época que para se estabelecer o contador tinha que ter raça.

Olivetti Lettera 32 Removebg Preview (1) - AC Empresarial

O nosso cliente número 1, o mantemos até hoje, conforme seu depoimento no site.
Usávamos esta máquina de escrever portátil que guardamos até hoje como um troféu.

Consultávamos o guia informativo IOB no Sindicato de Contabilidade do Rio de Janeiro.
Quando tínhamos dúvidas não respondidas pelo informativo, íamos pessoalmente às repartições inclusive para aprender a preencher formulários. Em 1990 adquirimos o nosso primeiro computador pessoal, um PC XT 286 e com ele o nosso primeiro sistema contábil, Prosoft.

Alugamos o nosso primeiro escritório, que mais parecia um “consultório de contabilidade” pois serviu anteriormente como sala de dentista localizado na Rua Conde de Bonfim, no bairro da Tijuca.

Levantávamos balanço patrimonial e apuramos DRE, depois pedíamos a nossa mãe professora de letra lindíssima, para transcrever no livro diário.

Sempre fomos super conhecidos na área médica.

Acompanhamos um dos primeiros aparelhos de Excimer laser para cirurgias oculares refrativas no Rio de Janeiro, através do Dr. Carlucio de Andrade e também a técnica de Litotripsia Extracorpórea, a primeira máquina trazida para o Brasil foi através da clínica Litocentro.

Hoje, de forma saudosa, lembramos nosso passado. Nossas dificuldades, nossos primeiros clientes, que inclusive mantemos alguns até o presente.

Mas pensas que paramos por aqui? Nada disso! Atravessamos gerações, lutamos como guerreiros vikings, sobrevivemos a era dos dinossauros, evoluímos a era digital e hoje temos nossos filhos, sobrinhos e equipe seguindo nossa trajetória, sonhando nossos sonhos e realizando aquilo que mais prezamos, excelência em serviços contábeis empresariais.

Ac Empresarial - AC Empresarial
Ac Contabilidade Empresarial 05 - AC Empresarial