Saiba qual a importância do planejamento tributário para a sua empresa
Conheça alguns dos exemplos mais famosos sobre os resultados obtidos por meio de um planejamento tributário efetivo.
O planejamento tributário é uma ferramenta muito importante para qualquer tipo de empresa.
Afinal, a busca pela organização e redução de impostos deve ser a preocupação de qualquer empreendedor.
Isso porque, reduzir impostos significa reduzir despesas. Portanto, melhorar a lucratividade da organização.
Mas o que o McDonald ‘s e Lacta fizeram que pode impactar a elaboração de um planejamento tributário?
Leia este artigo e descubra quais decisões inteligentes eles tomaram e que sua empresa também pode tomar.
Planejamento tributário: o que é?
O planejamento tributário é uma ferramenta de controle e gerenciamento dos tributos de uma empresa e de seus recolhimentos.
Ele ainda tem o papel de analisar e identificar uma maneira de reduzi-los, desde que isso não implique em qualquer tipo de infração e desobediência à legislação tributária.
Ainda sob análise da redução, a organização pode encontrar o enquadramento em outro regime de tributação como a solução para essa economia.
No Brasil, há três principais tipos de regime de tributação: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
A opção pelo melhor enquadramento deve considerar alguns aspectos, como natureza jurídica, porte da empresa e atividades realizadas.
Algumas características podem obrigar o enquadramento, como é o caso das empresas da área financeira, que devem ser enquadradas no Lucro Real.
Mas outras empresas possuem esse enquadramento opcional. Por isso, a importância de uma análise e estudo profissional.
Sendo assim, encontra-se, neste planejamento, um grande aliado da gestão financeira efetiva e eficiente.
McDonald’s e Lacta: por que são exemplos de um planejamento tributário eficiente?
Um dos campeões de venda na rede de fast-food McDonald’s é o combo de lanches, composto por sanduíche, refrigerante e batata frita.
E o que sempre deixa alguns consumidores bem intrigados é como a empresa consegue que o combo custe menos que a soma individual dos produtos.
Uma estratégia eficiente vem somente de um planejamento tributário também eficiente.
A empresa estuda, analisa, planeja e executa a melhor forma de pagar menos tributos.
Confira as histórias de sucesso de empresas conhecidas no mercado.
O combo do McDonald’s
O que responde à questão do combo é simplesmente o planejamento tributário realizado minuciosamente pela empresa.
Pois bem, o segredo dessa redução de preços está no refrigerante. Pois o refrigerante é considerado um produto monofásico.
Ou seja, esses produtos são taxados, em relação ao PIS, Cofins e ICMS, apenas no início da cadeia de vendas. Logo, só a indústria recolhe o produto.
Por ser o valor de maior lucro do combo, o seu preço individual é sempre maior que o praticado no mercado.
Ao incentivar o consumidor a comprar o combo, a rede mantém o alto preço do refrigerante e dá o desconto nos demais, já que eles serão taxados.
Logo, a empresa mantém o lucro e recolhe tributos menores.
Algumas pessoas podem perguntar por que a empresa não coloca o valor do refrigerante com o dobro do praticado no mercado e os outros com valores simbólicos, por exemplo.
Porque essa elevação não pode ser assim tão elevada. Já que o Fisco certamente interpretará como uma manobra chamada simulação, que é um crime contra a legislação tributária.
Isso significa que a empresa está forjando valores para recolher menos imposto. Por isso, os descontos precisam ser considerados plausíveis.
Por isso, a importância do planejamento tributário ser realizado por contadores. Afinal, eles possuem o conhecimento técnico para interpretar tudo na ordem legal.
O Wafer da Lacta
Da mesma forma, a Lacta conseguiu isentar seu produto Sonho de Valsa da incidência do IPI. Isso porque, ela mudou a embalagem do produto e passou a chamá-lo de Wafer.
A categoria Wafer é isenta de IPI, ao contrário do chocolate, que possui incidência de 5% do imposto citado.
A embalagem anterior enquadra o produto como um chocolate, conforme estabelecido num documento chamado Nomenclatura Comum do Mercosul.
O Wafer, por sua vez, está enquadrado nos produtos de padaria, que não possuem a incidência do IPI.
Essa mudança é fruto do planejamento tributário, que faz uma análise da legislação e busca a redução legal da tributação.
Qual a importância do planejamento tributário?
Diante das análises feitas, é possível confirmar que a redução da pesada carga tributária impacta diretamente na lucratividade da empresa.
Afinal, a conta é simples, quando se diminui as despesas e mantém a receita, o resultado final da subtração será maior.
E por ser uma linha tênue entre a elisão fiscal e a evasão fiscal, o planejamento tributário só pode ser realizado por quem tem pleno conhecimento da legislação.
Enquanto a elisão fiscal se refere às estratégias legais, a evasão fiscal diz respeito ao crime de sonegação fiscal.
Portanto, é possível resumir a importância do planejamento tributário em apenas uma frase: “O planejamento é indispensável para a redução da carga tributária”.
Da mesma forma que o McDonald ‘s e a Lacta impactaram seu faturamento com a redução dos tributos. Uma pela utilização de produtos isentos em combos e a outra pela isenção por meio do enquadramento de um produto em outro código.
Por isso, a importância dos contadores, não importando o tamanho da empresa. A figura do profissional faz grande diferença.
Quanto maior a empresa, maior será a necessidade de profissionais. Afinal, analisar toda a tributação e a legislação não é uma tarefa tão fácil.
A terceirização desse trabalho é uma excelente oportunidade e menos custosa para as organizações.
Os contadores fazem um trabalho de consultoria com total suporte de informações e os serviços necessários para a empresa se manter em dia com suas obrigações.
Faça o seu planejamento tributário com a AC Empresarial!
As empresas citadas conseguiram reduzir seus impostos por meio do planejamento tributário. E isso só foi possível com o suporte de um estudo detalhado do mercado e da legislação específica de cada setor.
Sempre respeitando o código do consumidor para não cometer crime de simulação ou ainda o crime tributário de evasão fiscal.
Logo, todas as decisões devem ter o aval e análise dos profissionais da área fiscal e contábil.
Entre em contato com a AC Empresarial, um escritório com profissionais qualificados neste e outros temas, para elaborar o seu planejamento tributário.
Fale conosco e saiba como melhorar sua lucratividade.
Clique aqui para contar com a AC Empresarial!